sábado, 28 de setembro de 2013

Entendimento




Não só precisamos entender-nos uns aos outros como precisamos dos outros para entender a nós mesmos.

( Mahatma Gandhi )



O post foi feito como resposta de uma proposta inteligente da querida Bia do blog:




1 - Quantos sonhos precisam de asas para se conquistar uma realidade?
Sonhei muito pela vida afora... alguns foram realizados, outros não... Creio que vivi  um teste (provação) emocional, psíquico, moral, físico...
 para ver se seguiria confiando n'Ele... (Valeu a pena!).

2 - Quantas forças de vontade são necessárias para vencer um cansaço?
Muitas vezes o curei com um bom sono, outra com uma enorme caminhada... (Inacreditável? Te digo que não!). Quando desfaleci, a Força do Alto me socorreu e venci todos os cansaços do meu mundo...

3 - Quantos atos de justiça compensam uma injustiça?
Nenhum! Porém, Deus escreve certo por linhas tortas... tenho visto!

4 - Quantas doçuras são necessárias para neutralizar uma amargura?
Basta uma pois o positivo tem mais força do que o negativo mesmo tendo um temperamento que o possibilite, a força do bem tem prioridade sobra a maléfica.

5 - Quantas alegrias desfazem uma testa franzida?
Basta ver meus netinhos...  Reunir-me com filhos (hoje, minha filhota me disse: -Mãe, me liga de novo depois, mas liga mesmo)... Caminhar ao ar livre... Visitar enfermos ou idosos alegres... Blogar e ver posts lindos especialmente os da Primavera, nesta época... Raciocinar me faz bem, em certas circunstâncias (Mudo o foco de tensão)! (Ontem conversava com a nora, sobre uma prova que fez, sobre isso, estudei na base da decoreba... mas gosto de meditar).

6 - Quantos cupcakes satisfazem uma gulodice?
Ontem mesmo comi um e me bastou: foi uma azia tremenda (não retirei o glacê)... matou toda e qualquer gulodice por doce que tenho...

7 - Quantos abraços aliviam uma saudade?
Bastaria um de cada filho e neto; de amigos especiais... me contento com 'pouco'...

8 - Com quantos paus se faz uma canoa?
Se quero navegar por 'largos mares', vou usar mais 'paus', certamente; caso contrário, qualquer tabuinha me valerá, na emergência...

9 - Quantos desânimos são curados com um sorriso?
Como disse antes, basta-me um, não mais... dos que amo e me amam... (atravessando a ponte donde moro, uma senhora me disse: -Que sorriso bonito! Me foi suficiente)...

10 - Quantas andorinhas são necessárias para fazer um verão?

Se tenho o Verão em meu coração, verei andorinhas por toda parte mesmo nas mais inviáveis...

Sei que vai responder-me, querida Bia, dando-me uma leitura bem significativa da minha personalidade pois é inteligente e educada... entretanto, digo somente que o seu questionamento me levantou o ânimo nesta noite... 
A cada dia basta o seu mal!
Muito obrigada...

Justamente hoje que recebi um e-mail sobre algo relativo à net de um modo geral:

“Demência digital” alarma Coréia do Sul e Alemanha



Aumento da 'demência digital' entre os jovens preocupa médicos da Coreia do Sul
A Coreia do Sul é um dos países mais conectados digitalmente no mundo, mas desde 1990 vem registrando o crescimento do problema da “adicção à Internet” entre adultos e jovens, escreveu o“The Telegraph”.

Essa adicção está evoluindo para o que os sul-coreanos chamam de “demência digital”. O termo designa uma deterioração das capacidades cognitivas que antes só se viam em pessoas que sofreram graves lesões no crânio ou doenças psiquiátricas.

“O uso excessivo de smartphones e jogos digitais dificulta o desenvolvimento equilibrado do cérebro”, explicou ao jornal “Joong Ang Daily”, de Seul, o médico Byun Gi-won, do Centro para o Equilíbrio Cerebral.

“Os usuários ‘pesados’ tendem a desenvolver o lado esquerdo de seus cérebros, deixando no subdesenvolvimento ou no estancamento o lado direito” – acrescentou. Do lado direito depende a concentração mental, e sua falência afeta a atenção e a memória, danos que se verificam num 15% dos casos de “demência digital” precoce.

Os pacientes desta nova patologia exibem também subdesenvolvimento emocional, sendo que as crianças correm mais riscos do que os adultos porque seus cérebros ainda estão crescendo.


Também na Alemanha, médicos temem danos cerebrais
e pedem limitar uso de equipamentos digitais
Segundo os médicos, a situação está piorando na medida em que a média de jovens entre 10 e 19 anos que usam smartphones mais de sete horas por dia cresceu até 18,4%, um aumento de 7% em relação ao ano passado.

Mais de 67% dos sul-coreanos possuem smartphone, o maior índice do mundo. Nos adolescentes a proporção é de mais de 64%, segundo o Ministério para as Ciências. O governo calcula que 20% dos menores de idade sofrem depressão e ansiedade quando fica sem mexer com celular.

O neurocientista alemão Manfred Spitzer publicou em 2012 o livro Digital Dementia, alertando pais e professores para o perigo que correm as crianças que ficam muito tempo diante de laptops, tablets, celulares ou outros aparelhos eletrônicos.

Segundo o Dr. Spitzer, os déficits no desenvolvimento cerebral são irreversíveis. Para ele, os equipamentos digitais deveriam ser banidos das escolas alemãs antes que os jovens se tornem adictos.

Por sua vez, a BBC Brasil noticiou que os ministérios da Educação e da Saúde sul-coreanos pediram que as escolas organizem acampamentos visando livrar as crianças dos atrativos negativos da adição a Internet e a concomitante “demência digital”.

Estabeleci um paralelo entre os dois fatos (e-mail e post)...
Tem blogueiros que nos despertam para algo mais do que simplesmente blogar...

Um comentário:

  1. Puxa, que legal ver suas respostas publicadas em forma de post, adorei! E agradeço seus elogios com humildade...
    Concordo contigo, uma noite de sono e/ou uma boa caminhada fazem milagres pela alma quando os cansaços querem dominar um terreno que merece ser dominado por superação.
    Estar cercados por pessoas que amamos é capaz de dissipar muitas dores e males, pena que há quem não consiga perceber o amor por perto. A resposta da canoa foi espetacular, hahaha...
    Enfim, adorei a leitura, as respostas e mais ainda de saber que o exercício levantou seu ânimo, valeu a partilha!
    Um abraço e obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe sua amizade aqui.

Leia também...

Related Posts with Thumbnails